DATA-BASE 2024: Fórum e Cruesp têm reunião técnica em 6/5. Primeira negociação está marcada para 16/5

DATA-BASE 2024: Fórum e Cruesp têm reunião técnica em 6/5. Primeira negociação está marcada para 16/5

Depois de protocolarmos a Pauta Unificada de Reivindicações, em 19/4, o Conselho de Reitores (Cruesp) deu retorno ao pedido de agendamento de reuniões, feito pelo Fórum das Seis. Já temos as seguintes datas:

- Em 6/5, segunda-feira, às 14h, as equipes técnicas do Fórum e do Cruesp reúnem-se para discutir números, cenários e perspectivas.

- Em 16/5, quinta-feira, às 16h, acontece a primeira mesa de negociação entre Fórum e Cruesp, desta vez com a presença dos reitores.

O agendamento é importante, pois a data-base das categorias é 1º de maio. A expectativa do Fórum é que as reuniões marquem o início de um diálogo proveitoso e que consiga avançar para o conjunto da Pauta Unificada, que traz reivindicações dos três segmentos, servidora(e)s docentes e técnico-administrativa(o)s, e estudantes. Composta de seis itens, com vários subitens, a Pauta Unificada 2024 trata de salários, condições de trabalho e estudo, permanência estudantil/gratuidade ativa, financiamento das instituições, entre outras. Confira a íntegra em https://bit.ly/puf62024

Fique atento/a às divulgações da sua entidade. Após a reunião técnica de 6/5, o Fórum divulgará um relato das discussões e, também, indicativos às categorias.

Porque nossa referência é maio/2012

Nos últimos anos, temos reivindicado a recuperação do poder aquisitivo de maio/2012. Mas, por que essa referência? Ocorre que maio/2012 é o mês em que os nossos salários alcançaram o maior poder de compra, em relação à reposição inflacionária, desde o início dos anos 2000.

Na Pauta deste ano, o item I – ‘Recomposição salarial e isonomia, já!’ – detalha o quanto perdemos para a inflação desde maio/2012. De acordo com os cálculos do Fórum, o índice de reposição necessário para recuperar o poder de compra daquele ano está estimado em cerca de 18%. Este percentual ainda pode ser alterado, para mais ou para menos, quando for divulgada a inflação de abril/2024.  A reivindicação está apresentada assim:

- Em maio/2024: a inflação dos últimos 12 meses (estimada em 4%) + a metade do que faltar para voltarmos ao poder de compra de maio/2012 = cerca de 11%

- Ainda em 2024, pagamento do que faltar para voltar a maio/2012, ou seja, cerca de 7%.

Minuto Fórum das Seis

Na segunda edição do ´Minuto Fórum das Seis´, Márcio Moretto, da Adusp, apresenta os índices referentes à reivindicação salarial. Confira em https://bit.ly/3UJDmNZ 

 Na terceira edição, lançada em 30/4, o tema é o financiamento das instituições, um dos itens da Pauta Unificada deste ano, especialmente importante por conta da reforma tributária em andamento. Quem fala é Milton Vieira do Prado Júnior, da Adunesp, que destaca a necessidade de uma ação conjunta entre Fórum das Seis e Cruesp.  

 


Imprimir   Email